Refeições do RU passam a ser disponibilizadas no prédio da Faculdade de Medicina

SÃO LUÍS – Objetivando melhorias na oferta dos serviços ofertados pelo Restaurante Universitário, a UFMA propôs a sua descentralização, com refeitórios montados em diferentes pontos do Câmpus São Luís: hoje, 21, na volta do semestre letivo de 2019.2, o refeitório implantado no prédio da Faculdade de Medicina da UFMA, na Praça Gonçalves Dias, iniciou as suas atividades.
Para que não haja desperdício, as quentinhas serão preparadas sob demanda: aqueles que forem almoçar terão que solicitar um prato na recepção do prédio, no período das 8h às 10h; a partir disso, o número de quentinhas será preparado na Cidade Universitária. As refeições sairão do RU às 11h; a duração do período do almoço e distribuição das refeições é de uma hora e meia, com início às 11h30 e término às 13h.
“As quentinhas são armazenadas em caixas térmicas próprias para transporte.Quando o alimento está em torno de 60 ºC, ele suporta até duas horas nas quentinhas, tempo suficiente para a distribuição dos alimentos. Tem-se o cuidado de fazer a montagem próximo do horário que será servido, por volta de 11h, e a preparação é feita dentro de todos os cuidados higiênicos e sanitários exigidos”, explicou Poliana Fernandes Porto, nutricionista do Restaurante Universitário.
Setenta e três quentinhas foram oferecidas no almoço desta segunda-feira. Os estudantes e servidores passaram por uma catraca instalada próxima à sala de distribuição dos alimentos, passando o seu cartão de acesso. Os talheres foram entregues junto à quentinha, para serem devolvidos ao término da refeição. O valor para estudantes e servidores continua o mesmo: R$1,25 e R$5, respectivamente, com recarga do cartão de acesso sendo feito na recepção do prédio. Visitantes não serão atendidos no prédio. O jantar não é oferecido.
Está sendo desenvolvida a opção de o aluno solicitar a suarefeição, também, via sistema. “A ideia é que o aluno faça uma solicitação antecipada, que será enviada à empresa que preparará os alimentos. No prédio, quando o alunopassar na catraca, o seu cartão será checado na lista de pré-solicitação e será dada baixa através da confirmação. Inicialmente, a solicitação é manual, mas até a próxima semana o sistema estará funcionando”, explanou José Ribamar Neto, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFMA.
Esta medida melhorou a vida dos estudantes, como é o caso de Gabriel Oliveira, graduando de Medicina, que veio do interior do Maranhão para estudar em São Luís. “No domingo à noite, eu fazia todo o alimento para a semana, pois não podia preparar comida todos os dias. Então, ao longo da semana, eu apenas esquentava a comida, porque nem sempre dava tempo de ir à UFMA ou voltar para casa. Com vinda do RU para o nosso prédio, diminui toda a minha preocupação com alimentação e com o gasto adicional que eu tinha”, contou.
Além do prédio da Faculdade de Medicina, outros lugares também receberão refeitórios: o do Colégio Universitário funcionará a partir do dia 27 deste mês; o do Centro Pedagógico Paulo Freire iniciará suas atividades no dia 30 de setembro; e da Fábrica Santa Amélia ainda passa por reformas para receber seu refeitório.
Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube
Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Lugar: Faculdade de Medicina da UFMA
Texto: Gizele Monteiro
Última alteração em: 21/08/2019 18:48

http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=54671

free site design templates
Mobirise

Medicina São Luis

Mobirise

Medicina Imperatriz

Mobirise

Medicina Pinheiro

Endereço

Praça Gonçalves Dias, 216 - Centro, São Luís - MA, 65020-240

Contatos

Email:
            saoluismed@ufma.br
            imperatrizmed@ufma.br
            pinheiromed@ufma.br 
Telefones: 
      (98) 3272-9608 - São Luis
      (99) 3529-6091 - Imperatriz
      (98) 3272-9783 - Pinheiro